ASSOCIAÇÃO DE VELA E MOTOR DO VALE DO SÃO FRANCISCO

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segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

VELEIRO BRUMA VIRA EM FLORIPA


Como sabes sou apreciador e
usuário de Bruma há tempos. Até
porque foi o barco que mais se
adaptou a navegação nas lagoas do
litoral norte. Leve, pequeno calado,
leme e mastro pivotantes e razoável
conforto interno. Mas ao longo do
tempo alguns conceitos preliminares
sobre ele tiverem que ser revistos.
Este naufrágio em Floripa e o do "Cervejinha" no verão de 2003, adicionados a um em
Tapes, mais outro lá por 1995 deixam uma desconfortável certeza; o Bruma pode
afundar mais facilmente que podemos esperar. Quando pela vez primeira ouvi esta
afirmação vários navegadores apressaram-se a desmistificar o fato. Apresentaram
provas que fui fazer com o Respingo. Tracionei o barco até levá-lo a grande inclinação,
com bolina e sem bolina, e em todas ele voltou a posição normal. Mas depois vi que era
prova sem consistência. Deitar barco em marina, sem vela, sem vento, águas tranquilas é
uma coisa. Tomar uma cacetada de vento com panos, bolina sem trava ou mal posicionada
e águas agitadas é outra conversa. A partir de naufrágios de Brumas e de depoimentos
tomados parti a exame mais apurado das razões que podem colocar ao fundo um Bruma
virado.
O naufrágio que me deixou mais impressionado foi o de Tapes e ele me foi relatado pelo
próprio comandante. O barco estava apoitado para a noite e obviamente com velas
ferradas. Pois um temporal pela noite tombou o barco com a cruzeta na água, o
tripulante tentou sair da cabina, acabou caindo para fora sem colete. Ficou
momentaneamente preso ao guarda mancebo e logo depois o barco afundou. Ele usou a
bóia da retinida para manter-se em flutuação. Pois com ela flutuou mais de doze horas
até ser recolhido já em plena lagoa dos Patos.
Pelo web site do Respingo tenho sido consultado muitas vezes sobre este tipo de barco,
seu uso e recomendações. Também tenho recebido depoimentos e informações de
incidentes com Brumas.
Vou te registrar o que constatei ao longo do tempo e que poderão servir a novos
navegantes. Digo novos pois é notável que o maior mercado de Brumas é de pessoas que
iniciam na vela e querem barco com um valor acessível. Temos muitos veteranos
velejando Brumas, mas estes são safos. O barco é seguro e confiável quando bem
timoneado.
Apesar do casco flutuar razoavelmente bem quando emborcado ele toma água pelas
aberturas superiores. A gaiúta de proa pode ser o começo do naufrágio. Aquele sistema
de fechamento é para não chover para dentro e só. O casco virado com cruzeta na água,
flutua com a proa levemente para baixo e a bolina um pouco para cima. Tombar para a
direita ou esquerda também dá diferença, pois o motor de pôpa não está no centro.
Motores pesados quando do lado submerso pioram a situação de retorno e podem
modificar aquela posição de flutuação pela borda. O barco não pode permanecer nesta
posição por muito tempo, e este tempo são minutos. Ele começará a fazer água por suas
aberturas no balanço das águas. É esta água somada a outros "pesos" que impossibilitam
o retorno à posição natural do veleiro.

Comandante Danílo - Grande conhecedor do Bruma 19

Por: Marcos Ferreira Leite

2 comentários:

  1. E há como fazer mudanças estruturais para atenuar o problema? Esse tipo de veleiro está na minha alça de mira há tempos...

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    1. Não vejo quais mudanças estruturais poderiam melhorar. Recomendo um bom fechamento da gaiúta dianteira tentando que seja o mais estanque possível. O Respingo tinha compartimentos estanques que foram preenchidos com garrafas pet. Não possuo mais o veleiro. Foi vendido há cinco ao mais anos. Mas sei que está novamente a venda bastante judiado. Não entendi como a matéria publicada neste blog apresenta o Comandante Danilo como autor. O RESPINGO sempre foi meu, Regis Feldmann, e durante 14 anos navegamos juntos. Mantive site e blog com instruções para compradores e navegadores de Brumas. Estou a disposição para maiores informações no e-mail sindisys.sle@gmail.com

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